Título Original: The Invention of Hugo Cabret
Ano: 2007
Editora: SM
Autor: Brian Selznick
Nota: 5/5
Ilustrador: Brian Selznick
Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar - escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato - ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

 A trama de Hugo Cabret se passa na antiga Paris da década de 20. Conta a história de um menino (Hugo Cabret) que perdeu o seu pai em um tragico acidente, desde então Hugo foi passando por vários momentos difices em sua vida. Depois que o tio de Hugo tentou cuidar dele e acabou morto ele vem vivendo sozinho, por conta própria e sua vida não tem sido nada facil. Hugo trabalha na estação central do metro de Paris, cuidando do grande relógio.

O livro começa a nos prender quando Hugo tenta furtar um pequeno rato de brinquedo e o senhor dono do estabelecimento o pegou no flagra. Temos como figuras importantes na história os seguintes personagens: O dono da loja de brinquedos (Papa Georges), a menina Isabelle (amiga de Hugo), o inspetor da estação e o pai de Hugo

Ao aprofundarmos na trama iremos descobrir que Papa Georges foi um grande cineasta e guarda consigo diversos segredos que Hugo e Isabelle irão desvendar ao longo do livro.

Apesar do livro ser grosso, tem em sua maioria paginas com gravuras que nos deixa mais à par do que esta acontecendo e facilita a nossa leitura e imaginação. 
 Marie-Georges-Jean-Méliès foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. O garoto que interpreta Hugo no filme ficou muito parecido com o que vemos nas ilustrações do livro. Aliás, não só Hugo. Georges e Isabelle também.
O livro tambem nos passa uma imagem bem legal do cinema, nos ensina um pouco de como eram produzidos varios filmes antigos. O filme que mais se destaca no livro é Viagem à Lua do ano 1902 feito por Georges Méliès.

Marie-Georges-Jean-Méliès foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos.
 

Achei muito interessante juntar um gênio da vida real e introduzi-lo na história fictícia, foi muito legal ficar sabendo de como era realmente feito os filmes e os efeitos visuais antigamente, para quem não conhece e gosta de cinema é muito bom ficar sabendo disso e para quem já conhece vai amar as cenas.

Foi muito divertido e fascinante essa leitura e poder ver o filme que ficou idêntico ao livro, o primeiro filme que vejo que não desvalorizou a historia e não cortou praticamente parte nenhuma. Eu recomendo é claro, primeiro ler o livro e depois ver o filme, mas para quem estiver com preguiça pode ver o filme que vai sentir as mesmas sensações do livro.

É isso, gente. Espero que gostem da resenha, uma das primeiras escritas por mim aqui no blog. Espero aparecer mais! 
Beijos e até a próxima. 

11 Comentários

  1. Vi o trailler do filme e fiquei louca para assistí-lo e vc diz que o filme é igual ao livro, me empolguei mais ainda.

    Mil bjos e boa semana,
    Sheyla.
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o filme e o livro :) Tenho os dois. É um dos meus filmes\ livros preferidos uahsaus O que eu acho mais bonito é todo aquele universo de Paris. Você assistiu ao Viagem a Lua? Tem no youtube, é bem curto. Como vc mesmo disse também achei que os atores estão muito iguais ao do livro. Adorei o post, é dificil achar alguém que tenha o livro ahusaush

    http://rotaseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade de ler o livro e ver o filme, ambos devem ser lindos.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender tanto com o livro quanto o filme.

      Vinicius

      Excluir
  4. Eu adorei o filme, e agora fiquei super curiosa pra ler o livro, adoraria saber mais dessa história que tanto gostei de forma aprofundada. Gostei da resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler. Beijos!

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem receio, você não vai se arrepender. Obrigado e espero que continue sempre lendo nossas resenhas. Beijos!

      Vinicius

      Excluir
  5. Quantos processos difíceis por quais o Hugo passa, nossa, realmente a obra parece bem emocionante.
    Adorei seu blog :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  6. Oiii,
    Acho a capa desse livro belíssima, e pelo visto a estória é boa também pretendo ler esse ano. Bjus
    www.magisbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só a capa como a história são lindas, leia sim.
      Beijos!

      Vinicius

      Excluir
  7. Eu assisti o filme e achei interessante, mas não sei se leria o livro... mas gostei da resenha!
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir