Título original: A clockwork Orange

Ano: 1962 (edição especial de 2012)

Autor: Anthony Burguess

Editora: Aleph

Nota: 10

 Olá, pessoal, semana passada terminei o livro "Laranja Mecânica", e digo mais uma vez "MELHOR COMPRA QUE JÁ FIZ NA MINHA VIDA".
 O livro originalmente fora escrito em 1962, por Anthony Burguess.
 É um livro que foi primeiramente publicado no Reino Unido, e esse ao qual comprei é da edição especial de 50 anos da obra, publicado em 2012 em vários países.
Eu digo que foi a melhor compra de todos, não só pela história, mas também pelas outras informações.
Nesse livro tem a biografia do Burguess, ao qual aprendi muito. Por exemplo: Anthony acidentalmente foi diagnosticado por câncer, e então começou a escrever "Laranja Mecânica" e logo publicou.
Também aprendi muito com o que o tradutor escreve no começo, falando sobre as palavras, a tradução, e coisas mais aprofundadas. Eu pensei que teria tédio em ler aquilo tudo, mas eu adorei.
 O livro é de capa dura, uma coisa que todo leitor ama/adora.

Aliás, é possível tirar a outra capa. COISA MAIS LINDA DO MUNDO!

O livro fez sucesso, e ainda por cima ganhou versão no cinema, cujo o diretor foi Stanley Kubrick (pobre Kubrick, que foi "odiado" pelo Burguess. Burguess fez teatro dentre outras coisas também sobre o livro, 

e na peça teatral insinuou ao público que aquela obra toda tinha como autoria do próprio Burguess, porque acho que ele se sentiu um pouco ofuscado pelo filme e incomodado por quase todos saberem de "Laranja Mecânica" como originalmente um filme. BURGUESS, NINGUÉM OFUSCA VOCÊ).

Aliás, a obra de Kubrick foi ótima também.

O livro tem um design LINDOOO.


As folhas são ótimas, a letra também.

Nessa edição especial, foram preciso três ilustradores diferentes. 

Cada um dos ilustradores fez três desenhos para cada parte do livro.
 

Além, o livro é dividido em três partes.

Para quem não sabe, o livro tem palavras que foram inventadas pelo autor, elas são uma espécie de gírias daquela época, normalmente utilizada por gangues, e também o vocabulário russo.

Ele também tem extras, como entrevistas com Burguess, outras escritas, e anotações feita por ele mesmo.
Toda a história do livro se situa no Reino Unido mesmo, e é contada pelo Alex, um garoto de 14 anos, líder de umas das guangues que aterrorizavam o lugar, e amante de música clássica.

Essa distopia/ficção é vivida num futuro sem data, e contada por Alex como se fossem lembranças.

A guangue de Alex praticava a ultraviolência (roubava, espancava, estuprava). Mas eles não praticavam porque gostavam de ver as pessoas sofrendo, praticavam porque gostavam dessa coisa de SER MAU.

Num dia desses, a prática falhou, e Alex foi deixado pelos seus druguis ("amigos" em Nadsat), e pego pela polícia.

Alex fica na prisão, e depois de 2 anos, surge uma terapia chamada "Ludovico", onde garante que o mau se extingue da pessoa em questão.

Alex lógico que vai fazer essa horrível (HORRÍVEL) terapia, mas só porque sairia dali 15 dias depois que fizer.

Depois de Alex já "curado", ocorre COISAS E COISAS (o que chega a ser bem diferente do filme, se bem me lembro, o final é diferente).

A obra toda é em crítica ao Governo que planta a violência (porque os policiais eram retratados toda hora ali como os que mais batiam), que depois quer extingui-la.

E também a essa coisa de querer enxergar só o bem, Alex toda hora era pego discutindo sobre isso. "Eu gosto da ultraviolência. Se as pessoas escolhem o bem, eu escolhi o mau".

E também se você achar outra interpretação que seja válida, está valendo também.

Aconselho à todos a lerem, e se preciso assistirem. Beijos!

 



13 Comentários

  1. Essa edição é linda demais (um dia terei haha)!! E sobre esse livro só posso dizer algo além de sensacional, o autor foi totalmente genial em todo o enredo.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu só vi o filme e confesso que me embrulhou o estômago, sou muito fracote
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Juro para vc que nunca, nunca NUNCA me interessei por esse livro, mas agora eu preciso ler. Tudo por causa desse post.
    Adoreiiiiiii
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. "Laranja Mecânica" é uma das poucas obras que posso dizer "eu vi o filme" e morro por isso! Vivo com vontade de ler o livro e caraca que resenha entusiasmada! Amoooo ler resenhas entusiasmadas, da para sentir que você amou o livro e como não amar por tabela... Como controlar os dedinhos matreiros que no meio da noite já querem se jogar em um site e clicar e comprar para ler e amar também?!?!?!

    Parabéns pela resenha gostosa de ler e por me deixar cheia de vontade de me agarrar com esse livro!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus! Obrigada pelo comentário construtivo, e sim, amei muito!! Um livro que poderia ser obrigatório a todos lerem!!

      Excluir
  5. Olá.
    Boa resenha. Sabe, sempre vi bons comentários a respeito de Laranja Mecânica, mas eu nunca tive vontade de ler ou assistir ao filme, sério UASHAUS Quem sabe um dia.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que esse dia chegue logo, pois o livro/filme são espetaculares *-*

      Excluir
  6. Eu amo esse livro. Com certeza, uma das minhas melhores leituras... Adorei a resenha e o blog, parabéns!

    http://livrandoporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bem estranho quando você sabe o nome de um filme, sabe da importância dele e ainda que é um verdadeiro clássico, mas mesmo assim não sabe do que se trata a história. Sempre vi "Laranja Mecânica" em várias listas de cinema e até tenho vontade de assistir só por ser tão elogiado - deve ser um filme muito bom -, porém nunca parei para ler do que se trata a história, até esse momento. Parece ser bem interessante e minha vontade de assistir só aumentou. Não sabia sobre a existência do livro, mas agora quero ler também. ;)

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir