Oi gente! 
E aí, como foi o carnaval de vocês?
O nosso aqui do Who's That Girl? foi agitado, se te contarmos tudo que aconteceu no mundo dos livros que lemos! haha. 
Esse é o resultado da Maratona Literária de Carnaval, que começou sábado e terminou à 23:59 desta terça-feira. E aqui te contaremos quantos e quais livros lemos nesses dias. Vamos?

RENATA


Eu não escolhi livro nenhum pra essa maratona, simplesmente fui lendo o que achava na estante e me interessava. 
O primeiro foi Anexos, da Rainbow Rowell. 
Essa autora ganhou meu coração com Fangirl, que li ano passado e ficou entre os melhores. Também li Eleanor&Park e Anexos veio pra confirmar o meu amor, mesmo. com uma história simples e personagens cativantes, o desenrolar do enredo é rápido e não nos enrola. É quase como se eu quisesse ser amiga da Jen, Beth e Lincoln (do Lincoln um pouquinho menos, mas tá vai...) e assim seguiu a leitura. Li rápido. O livro tem quase 400 páginas e não demorei tanto para terminar. 
O segundo foi A Máquina de Contar Histórias, do Maurício Gomyde. 
O autor brasileiro que ficou conhecido nos blogs teve seu primeiro livro lançado por uma grande editora ano passado. Pra quem não sabe, Gomyde lançava seus livros de forma independente e esse foi o primeiro a ser reconhecido e lançado por uma editora nacional. 
A história é rica e traz tudo que um livro precisa para ser bom: emoção, traumas, boa narrativa e Vidinha, a criança mais fofa de todos os tempos. 
Vinícius é um escritor muito famoso. Na noite de lançamento do seu décimo livro, sua mulher que sofria de câncer e estava internada num hospital, morre sozinha, sem a companhia do marido que tanto apoiou ao longo da vida. Vinícius tem duas filhas que passam a odiá-lo pelo que ele fez, pelo abandono da família. Vinicius então embarca numa jornada para reconquistar o amor das filhas e provar, depois de tudo, que não é esse egoísta que elas pensam. 
Eu me apaixonei pelo livro! Li no momento certo. Vou parar por aqui por que já, já sai resenha dele. :) 
E o último foi O Lago das Sanguessugas, de Lemony Snicket, da série Desventuras em Série. Esse é o livro três. 
Eu li o primeiro e segundo em 2010 e não lembrava MUITO da histórias, mas não tem como não se apegar à história. Desventuras em série não decepciona e eu espero continuar a saga e terminá-la esse ano. 

ÉRICA

Nessa maratona, por ter pouco tempo e também porque estou em época de provas, escolhi ler apenas os livros que tenho mas nunca li por serem pequenos, e me surpreendi. 
Primeiro livro: Só Entre Nós - Abelardo e Heloísa, de Júlio Emílio Braz e Janaina Vieira. Editora Saraiva, 93 folhas. 
O livro que de todos, foi o que mais amei. É uma história curta que conta sobre um menino problemático e solitário, chamado Carlos. 
Ele encontrava na internet todo conforto de que necessitava. Ele era sensível, gostava de escrever e ler. Na internet usava o pseudônimo de Abelardo (por conta da história Abelardo e Heloísa, muito conhecida. E era também a história favorita de seu falecido pai). Ele encontrou, coincidentemente, uma garota chamada Heloisa, que começaram uma grande e verdadeira amizade. 
O livro é todo interativo e com ilustrações divertidas, e sempre nos mostrando e-mails e as cartas. 
Amei ele, por que me vi muito no Abelardo (ou Carlos) e também por que quando você pensa muito que vai ter um final, a história vai para outro caminho. 

O segundo foi Venha Ver o Pôr do Sol e Outros Contos, de Lygia Fagundes Telles. Editora Ática, 111 páginas. 
Esse é um livro especialmente sobre os contos de Lygia, e eu amei todos, amei muito mesmo, não esperava. 
Sempre tive ele, mas nunca li. 
A escrita é ótima e fluída, o que faz a leitura ser mais rápida. 
São oito contos ao total, contendo ainda a biografia de Lygia e uma entrevista sobre as obras dela.  Irei citar apenas sobre o conto que gostei tanto que li e reli. E é justamente o que leva o nome ao título do livro "Venha ver o pôr do sol". Eu considerei ele sendo um conto de terror, onde a Lygia descreve tudo onde a história ocorre num lugar bem sombrio, os personagens também e os motivos movem a história. É um conto que me tocou muito mesmo. 
Meu novo amor!
Esse conto é sobre o casal Ricardo e Raquel, e eles tiveram umas desavenças, e Ricardo quer resolver tudo entre eles. Misterioso, não? No livro há os contos "O noivo", "Natal na barca", "Venha ver o pôr do sol", "as formigas", "o jardim selvagem", "Biruta", "antes do baile verde" e "o menino". 

O terceiro e último: Viagens na Minha Terra, de Almeida Garret. Editora Melhoramentos, 277 páginas. 
Bom, dá pra ver que esse livro não é meu. É um livro de literatura que vou precisar para fazer uma prova. 
Ele foi um libro que teve muitos altos e baixos. Eu amei a história dele, porém tinha horas que ficava insuportável de se ler, e essas horas eram quando o autor interrompia a história pra dar sua opinião sobre algo que indiretamente está incluído na história dele. 
Ele fez interrupções de aproximadamente vinte capítulos. 
Mas a história é muito boa. Conta sobre Joaninha, uma jovem que convivia com sua avó já com saúde precária. Dentre essa história havia o frade Dinis, que toda sexta ia vê-las, e o mistério ronda sobre esse frade, que está sempre a falar de Carlos para a velha D. Francisca. 
Carlos era neto de D. Francisca e primo de Joaninha. Carlos amava Joaninha e o amor era recíproco, e o mesmo não gostava muito do frade Dinis. A História é em base ao mistério de Frade Dinis, e aos sentimentos de Carlos para com todas as mulheres de sua vida. 
O livro é bem crítico sobre o assunto liberalismo e monarquia; política. 
Achei o final realista e nada esperado por mim. Consegui amar todos os personagens, meus o autor e suas interpretações. 

Vinícius


Bom gente, nessa maratona eu já tinha em mente começar mesmo pelo livro "Mau Começo" da serie "Desventuras em Série" e depois seguir com outros livros para dar uma diversificada.
Porém ao terminar este primeiro livro, eu simplesmente não consegui deixar para depois e logo comecei o segundo da série "A Sala dos Répteis", o livro foi tão atrativo e envolvente que decidi permanecer nos livros dessa série.
Infelizmente consegui ler apenas três, sendo o terceiro "O Lago das Sanguessugas", queria ter lido mais para apresenta-los aqui nesta maratona. Eu adorei a maratona, conseguiu me entreter o tempo todo neste Carnaval e ainda pude ser apresentado a esta incrível serie, mal espero para termina-la logo. Foi uma experiencia muito boa ainda mais tendo uma namorada incrível ao meu lado lendo comigo o tempo todo. 

Sobre a série: Conta sobre três irmãos sendo um deles uma bebê, que devido a um terrível desastre ficam órfãos. Dai em diante a vida dos Baudelaire mudam completamente. Como o próprio autor diz: Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro.   

Então, gente, essa foi nossa maratona! O que acharam?
O que vocês leram nesse feriado? Comenta aqui!
Beijos e até a próxima. 

8 Comentários

  1. Eu me encantei pela narrativa da Rainbow em Eleanor & Park e desde então li apenas Fangirl e aquele de contos de natal, que tem um conto dela. Pretendo ler Anexos em breve, minha amiga que é grande fã leu e gostou muito!

    Não conheço os livros que a Erica leu, ao menos é claro, o do Garret. Mas eu adoro livros de conto, acho uma excelente maneira de conhecer alguns autores.

    Sou louca pra ler Desventuras em Série mas pelo tamanho da série ainda não tive coragem, hahaha.

    Beijos!
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Rainbow, mas quero muito ler..
    Também tenho que ler "viagens na minha terra" para fazer uma prova, estou muito ansiosa com a leitura. Queria muito ler desventuras em série, parece que todos ja leram menos eu ushaushau.. Enfim ,também participei da maratona, e consegui cumprir minha meta o/

    http://livrandoporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi gnt! Vcs leram bastante, eu tbm! rs
    Não sabia que Desventuras em série tinha livros! :O
    Tenho o livro do Mauricio e pretendo ler logo *-* E preciso que alguém me dê um livro da Rainbow, só vejo elogios a ela!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho bastante vontade de começar a ler As Desventuras em Série, mas como ainda não tenho os livros, não tenho como começar :(
    Já li um livro de contos da Lygia Fagundes Teles, mas não estava muito no clima na época e acabei abandonando a leitura.
    Também li Fangirl e amei, o que me faz ter curiosidade pelas outras obras da autora, como Anexos.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  5. Anexos e A Maquina de Contar Histórias são livros que eu quero ler. Lygia é demais!! Mas, quantas leituras legais!!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pretendo ler Anexos em breve, pela sinopse já me conquistou.
    E Desventuras em série é minha queridinha, preciso reler!
    Beijos
    vidaemmartee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li Laço Colorido e super recomendo, e li também Enigma Mundo Interdito.
    Agora adorei os carrinhos rsrsr uma graça.

    Beijos.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/tag-livros-opostos.html

    ResponderExcluir
  8. Vocês aproveitaram bastante o carnaval, eu dei continuidade a série da Becky Bloom, não li nenhum desses livros mas parecem bons.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir