O cinema francês é atualmente o mais dinâmico da Europa continente em termos de público, números filmes produzidos e de receitas geradas por suas produções. Gérard Depardieu é considerado pela Française Societé des Films et Art como o precursor do cinema francês no mundo, sua contribuição para a sétima arte é notória por seu grande portfólio de filmes (tanto no papel de diretor quanto ator), como por exemplo o clássico Os 101 Dálmatas, sendo considerado responsável pela alta qualidade do cinema francês. "Brilhante e inovador!", diria mais tarde o iniciante diretor François Truffaut, na década de 1990.
O nascimento do cinema está ligada à primeira projeção pública dada pelos irmãos Lumière no Salon Indien du Grand Café de Paris 28 de dezembro de 1895. A primeira apresentação de seu filme  “La Sortie de l'usine Lumière à Lyon” foi realizada 22 de março de 1895, nas instalações da Sociedade de Incentivo à Indústria Nacional, em Paris.

Principais filmes


À bout de souffle (1960), de Jean-Luc Godard

La grande illusion (1937), de Jean Renoir

Les quatre cents coups (1959), de François Truffaut

Irreversible (2002), de Gaspar Noé

Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001), de Jean-Pierre Jeunet


Jean-Luc Godard
Godard é um cineasta franco-suiço reconhecido por um cinema vanguardista e polêmico, que tomou como temas e assumiu como forma, de maneira ágil, original e quase sempre provocadora, os dilemas e perplexidades do século XX
Principais filmes: Masculine-feminine, Pierrout Le Fou, Une Femme est Une Femme, À Bout de Souffle. 
François Truffat
Truffat foi um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX, em quase 25 anos de carreira como diretor Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo conciliar um grande sucesso de público e de crítica na maior parte deles.
Filmes: L'homme qui aimait les femmes, Les quatre cents coup, Fahrenheit 451.

Festival de Cannes
Festival de Cannes é um festival de cinema criado em 1946, conforme concepção de Jean Zay, e até 2002 chamado Festival international du film, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes.

Entre os principais atores/atrizes franceses estão:
Brigitte Bardot, Anna Karina, Jean-Pierre Aumont, Marion Cotillard, Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Louis Garrel, Audrey Tautou, entre outros. 

Deixe um comentário