Oi, gente!

Vocês lembram do primeiro post sobre autores do wattpad? Se não, clique aqui e conheça cinco jovens autoras que começaram a escrever usando a ferramenta Wattpad. 

Hoje, irei trazer mais dicas de novos autores, e dessa vez um pouquinho mais: serão sete talentosos escritores! Vamos lá? 

Leo Bertagnolli

Nome e usuário do wattpad:


@LeoBertagnolli

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

Foi, na verdade, sugestão de uma amiga, pois eu estava frustrado com a plataforma na qual eu estava publicando na época. Eu não estava pegando views, quem lia não comentava, coisas assim, então ela sugeriu o wattpad, e, estou surpreso, é muito bom.

Quantas obras possui no aplicativo?

Atualmente possuo apenas uma obra completa, mas pretendo postar a sequência dessa obra assim que estiver bem lapidada.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

A facilidade de compartilhamento e a quantidade de usuários. É colossal a quantidade de gente que busca novas histórias lá, mesmo antes de eu ter compartilhado e divulgado minha história, já haviam leitores e mesmo comentários.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Bah. É um sonho, porém, ainda não, não recebi proposta ainda. Espero um dia receber. E sim, conheço uma pessoa sim, o nome dela é Camilla Cardoso, e tem um livro incrível que está à caminho da publicação. Estou hiper feliz por ela.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?

Leitores fantasmas. Pelos deuses. Como isso é frustrante. É realmente tão difícil dizer se gostou ou não da história? Um simples “Eu gostei” já é o mundo pro escritor. Eu literalmente PULO de alegria quando alguém comenta minha história, dizendo se gostou, ou fazendo críticas construtivas, ou simplesmente dizendo “quero mais”. São coisas simples, mas, pra mim, são o mundo. É como um sorriso: Simples, gentil, mas que faz um dia cinza se tornar colorido.

Livro de Leo no wattpad: 



Tânia Picon

Nome e usuário do wattpad:

Tânia Picon - @taniapicon

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

Em 2015, quando eu voltei a escrever depois de mais de quatro anos parada. Fui pesquisar o que eu podia fazer com as minhas histórias, já que eu queria muito ser lida, e então me indicaram o wattpad. Daí comecei a escrever e postar as novas histórias à medida que elas iam sendo feitas.

Quantas obras possui no aplicativo?

Contando com as degustações (4) e os contos (3) são 13. Nesse ano comecei a mexer e a revisar algumas e elas migraram para a Amazon. Tinha muitos livros antigos guardados. E ainda tenho alguns para terminar de arrumar. É um processo lento e que toma tempo, por isso nesse ano quase não fiz nenhum livro completo, ao contrário de 2015, ano em que eu escrevi seis, sendo que cinco desses estão na Amazon. Acho que as ideias estavam acumuladas pelos anos de pausa.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

Os leitores, é claro. Para mim eles chegaram lentamente, mas chegaram. E os comentários fofos são muito estimulantes. É bastante gratificante.
Outra coisa boa para mim foram os concursos. Ganhei o primeiro lugar em um de contos que era oficial e um de melhor romance de julho que não era oficial. E foi esse primeiro concurso que fez eu me lançar na Amazon, ele me deixou animada e me deu coragem.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Sim, acho que foram três editoras que entraram em contato comigo nesse ano, se eu não me engano. Mas não fechei com nenhuma delas. Estou aprendendo a ver que a grande maioria das editoras não tem propostas muito vantajosas para o escritor. O único contrato de publicação que eu fechei não entrou em contato comigo, eu que fui atrás, mas eles me deram um resposta positiva porque conheciam o meu livro pelo wattpad. Então acho que ele é mesmo uma vitrine.  
Não vi nenhum livro em livraria, mas espero ver em breve. Conheci vários talentos nacionais e me apaixonei pela literatura nacional por causa do wattpad.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?

O ponto negativo foi a demora para os leitores chegarem, no meu caso. Foram meses postando para ninguém, mas eu continuei mesmo assim. Era bem desanimador, eu confesso. Hoje é bem mais movimentado e os leitores continuam chegando.

Conheça os livros de Tânia no wattpad:

Clara Alves

Nome e usuário do wattpad:


Clara Alves, /ClaraAlves

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

Eu conheci a plataforma em 2013. Eu costumava escrever em uma comunidade no Orkut voltada para a escrita. Quando o site acabou, eu senti muito, porque o Facebook, que era a rede social para onde todos estavam migrando, não permite a criação de espaços de escrita mais dinâmicos e completos, como era no outro. Por causa disso, os amigos que fiz no Orkut me indicaram o Wattpad, mas eu só comecei a usar mesmo em 2015.

Quantas obras possui no aplicativo?

Eu tenho quatro obras criadas, mas uma já está completa e só uma está em andamento. As outras duas estão inativas por enquanto.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

Sendo clichê, com certeza a maior vantagem é o feedback quase imediato. É claro que escrever sabendo que você está sendo visto estimula os autores. Mesmo que o retorno seja negativo, é legal que a gente saiba onde estamos errando e de que forma podemos melhorar a história.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Não aconteceu comigo, não, por isso que eu estou lançando independente (rs)! Mas alguns dos autores que mais gosto já estão saindo da plataforma: a Gisela Bacelar vai lançar “Desencontros” ano que vem pela editora Planeta; a Chris Salles está lançando “O diário internacional de Babi” com eles também; e a Bruna Fontes vai lançar “Sob o mesmo teto” pela Duplo Sentido, na Bienal.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?

Acho que a pior parte é que a gente passa a se preocupar muito com os números. Eu vejo muitos autores reclamarem em grupos do Wattpad que têm pouca visualização e que estão querendo desistir, sem levarem em consideração que nem todo produto com qualidade tem a visibilidade que merece, mesmo fora do site. Mas eu não posso julgá-los. Eu mesma entro no meu livro várias vezes por dia para saber se já conquistei mais 1k (rs). Isso desestrutura um pouco o autor, que deveria estar mais focado em escrever.

Conheça os livros de Clara no Wattpad:


Ana Carolina

Nome e usuário do wattpad:


Ana Carolina Dias (@anaagdias)

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

Conheci através de indicação no Facebook... Depois do Nyah!, acabei desanimando das plataformas online, até conhecer o Wattpad. Foi amor ao primeiro login.

 Quantas obras possui no aplicativo?

Cinco histórias!

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

Acho que a oportunidade de você mostrar seu trabalho e ter a chance de ver ‘de perto’ se está agradando as pessoas, além de melhorar os pontos que ainda não estão 100%. Gosto da troca de diálogos que acontece entre autor/leitor, pois um feedback é essencial para que hajam melhoras. Também acho maravilhosa a forma como os leitores conseguem aumentar o ‘ego’ dos autores e fazê-los se sentirem tão bem. Apoio é essencial para que uma história consiga chegar ao ponto final.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Sim! Uma vez recebi proposta de um perfil editorial que disse ter lido parte da minha história e a achou interessante, que gostaria de publicá-la. Acabei escolhendo outra editora para fazer parte da casa, mas, de qualquer forma, eu mesma sou uma das pessoas que começaram no Wattpad e em breve estará nas livrarias e estantes alheias com o primeiro livro. 

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?

Eu acho que, no final, tive mais pontos positivos do que negativos sobre o Wattpad, porém de tudo o que vivi lá, a pior parte foi (e continua sendo) o medo do plágio, que muitas vezes acaba sendo real para alguns autores. Também é difícil conseguir leitores e ter visibilidade em meio a tantas histórias, mas esses são detalhes que um pouquinho de esforço e boa vontade resolvem. 

Conheça o livro de Ana em pré-venda: 
 Então é isso, gente!
E aí, gostaram? 
Semana que vem volto com mais autores e mais entrevistas incríveis. <3 Não se esqueçam de passar no wattpad e conferir cada um deles!
Xoxo

2 Comentários

  1. Oi, Renata!
    Achei bem legal seu espaço aqui para novos escritores. Vou dar uma olhada nas histórias e quem sabe não inicio alguma?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! Vou dar uma olhada e se permitir uma dica!!! Posso??? Gostei do trabalho como divulga os escritores do Wattpad!!!

    ResponderExcluir