Oi, gente!

Como estão?!

Hoje trago para vocês várias entrevistas com autores nacionais que começaram no Wattpad. 


Wattpad é uma comunidade de escritores/contadores de histórias em que os usuários são capazes de publicar artigos, histórias, fanfiction e poemas, seja através do site ou o aplicativo móvel. O conteúdo inclui obras de autores desconhecidos, escritores publicados, novos escritores, etc., onde todos os usuários têm a chance de escrever histórias populares. Os usuários são capazes de comentar e dar "like" em histórias ou participar de grupos associados com o site.

Essa descrição um pouco enrolada do Wattpad foi tirada do Wikipédia. Em resumo, está aí o que o wattpad oferece para escritores e leitores. Você não precisa ser um escritor para se juntar à comunidade; sendo apenas leitor você tem acesso a diversos livros por dia.

Alguns escritores, hoje famosos - alguns até com fama mundial - começaram escrevendo no wattpad, uma comunidade global, e agora escrevem para as grandes editoras nacionais. Esse é o sonho de quem começa na plataforma gratuita: ter seu trabalho reconhecido e lido. 

Eu comecei a escrever no wattpad. Meu primeiro livro foi escrito em rascunho por lá, e eu me surpreendi com a boa recepção que recebi, o que me deu muito gás para continuar. Abaixo você confere as perguntas que fiz as escritoras que conheço e saíram de lá, cada uma com sua visão desse mundo tão rico: 

Júlia Braga

Nome e usuário do wattpad:

Júlia Braga (@JuliaBT)

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

Eu fazia parte de uma comunidade de escritores no orkut. Com a “morte” do orkut, acabamos migrando para o Wattpad com o tempo. Por vários anos, nunca tive coragem de postar nada, mas ano passado resolvi me aventurar.

Quantas obras possui no aplicativo?

No wattpad, eu tenho quatro romances completos e um em andamento, e três contos completos e um em andamento.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

Acho que a melhor forma de se dar bem no wattpad é realmente entrar na comunidade. Isso significa conhecer outros autores que também postam lá, ler as obras dele (e comentar), construir amizades e parceria. É muito difícil você conseguir leitores se você somente posta os textos e vai embora, esperando que milagrosamente você fique popular.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Eu recebi algumas propostas de editoras pequenas, mas por enquanto decidi não me comprometer com nenhuma. Conheço duas autoras do Wattpad que estão lançando livros na Bienal de SP: Chris Salles, pela Editora Planeta, e Bruna Fontes, pela Duplo Sentido. Estou muito feliz pelas duas! Elas são incríveis e merecem muito!

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?

Acho que a melhor coisa sobre o wattpad acaba sendo também a pior: contato direto com o leitor. Ao mesmo tempo que é bom receber feedback em tempo (quase) real, isso também é uma porta de entrada para várias inseguranças. É muito fácil você se sentir tentado a alterar os planos originais para a história apenas para agradar leitores revoltados. 

Um dos livros da Júlia no Wattpad: 
 Quando Liliana Rodríguez foi machucada pelo amor na sétima série, ela parou de acreditar em qualquer tipo de romance. Até que um dia, sem querer, ela quebra a mão do cupido responsável por fazê-la se apaixonar pelo seu melhor amigo e, sentido-se muito culpada, aceita ser sua substituta por um mês. A partir de então a vida de Liliana passa a girar ao redor do sentimento que por tantos anos ela desprezou.



Mônica Meirelles 


Nome e usuário do wattpad:

@monicameirelless

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

Através da minha prima, Dayane Meireles, que é leitora voraz de livros do wattpad. Ela me enviou um convite e eu entrei para ler, mas aí, do nada, comecei com A vez de Anne e as pessoas liam e pediam por mais. Isso me animou.

Quantas obras possui no aplicativo?

Completas são quatro romances e dois contos. Em andamento, são dois romances.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

Para mim, o que é mais vantajoso para um autor desconhecido no wattpad é o contato com o público. No wattpad, você tem contato com eles, conversa, responde recados e até lê histórias deles ou de outros autores. Mas a possibilidade de conquistar um público e também as betagens naturais que surgem através das opiniões de diversas pessoas em nossas histórias, sem dúvidas, pela minha experiência, essas são as maiores vantagens.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Bem, nunca aconteceu exatamente de uma editora me procurar. Quer dizer, uma autora, que é dona de uma editora, já quis um livro meu na editora dela. Mas ainda estou estudando a possibilidade. Mas conheço autoras que foram procuradas por outras editoras, como a Alvo Editorial, que foi a editora que eu procurei para publicar A vez de Anne e que recebeu o meu livro com muito carinho.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?

Críticas e leitores que somem. No início, as críticas não me incomodavam, mas chegou um momento em que elas começaram a me fazer pensar: será que meus livros são temáticos? Eles trazem algo de bom para as pessoas que lêem? Ou é só um “passar de tempo”? E se eles estiverem formando opiniões, e aí? Sou responsável por essas opiniões? Todos esses pensamentos hoje em dia pairam sobre minha cabeça, o que não ocorria antes, e sinto um peso enorme na hora de escrever, o que me gera travas e travas.
O sumiço de leitores também é algo negativo, pois desmotiva, ainda mais quando são aqueles leitores participativos. Aí você vai ler uma história de uma colega e aquele seu leitor querido está ali, comentando e interagindo, mas de suas histórias ele sumiu. Isso doi sim em mim e não tenho vergonha de admitir. Sinto falta dos meus leitores e já até mandei mensagem para alguns. Mas é assim mesmo. Nem todo mundo vai te acompanhar em todas as histórias. Nem todo mundo vai gostar de tudo que você escreve. A gente tem que ter a empatia de se por no lugar do outro, e é o que faço. Eu também paro de ler histórias de alguns autores, não porque são ruins, mas porque acabamos nos identificando com outras. J

Livros da Mônica no wattpad:



Érika Grecy

Nome e usuário do wattpad:
@Erikagrecy

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

Uma amiga me recomendou. Ela falou que eu poderia publicar meus livros e decidi arriscar.

Quantas obras possui no app?

9 histórias. A maioria são contos finalizados.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

Acho que é a chance de ver suas obras como aprendizado. Um autor desconhecido pode trabalhar mais nos seus livros e melhorar cada vez mais. Assim, quando ele se torna "famoso" na plataforma, também se torna experiente.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Sim, já recebi uma proposta para publicar Foi Em Paris e fiquei bem interessada, mas estou pesquisando outras editoras antes de tomar qualquer decisão. Não conheço pessoalmente nenhum escritor que saiu do Wattpad para as livrarias, mas aprecio os trabalhos de muitos.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?

Acho que são os plágios. Os escritores têm a chance de mostrar seus trabalhos, mas há aquela insegurança.

Conheça os livros de Érika no Wattpad:

LEIA TODOS AQUI

Thalyta Martins


Nome e usuário do wattpad:
@thalytamartiins

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?
Conheci em dezembro de 2014, eu estava procurando algum site ou aplicativo para ler online e achei o Wattpad.

Quantas obras possui no app?
Entre contos e livros, possuo sete obras na plataforma.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?
Acho bacana o fato da maioria das pessoas não te conhecer, então quando alguém entra na sua obra e diz que gostou, ela provavelmente está dizendo a verdade, então é bom ter a opinião de pessoas assim, pois dá uma confiança a mais pra quem está começando. Sem contar o fato de que a plataforma está se tornando uma grande vitrine, então, se você consegue um bom público lá, a possibilidade de ter êxito como escritor fora do Wattpad é grande.   

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?
Já aconteceu comigo há uns meses atrás. Uma editora entrou em contato comigo via Wattpad e expressou interesse sobre a minha obra, porém, como eu tinha mil coisas pra ajeitar nela, não cheguei a enviar meu original, pelo menos ainda não.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?
O que eu não gosto de jeito nenhum no Wattpad é a questão do ranking. Os embaixadores não fiscalizam aquilo como deviam, e vejo obras de gêneros totalmente diferentes em rankings que não são adequados à história. Vejo livros no Wattpad de escritores famosos, até internacionais, por vezes, figurando os topos dos rankings, sem nem ao mínimo ter a autorização do escritor ou da editora no Brasil. Esse é um ponto que prejudica demais os outros autores, pois muitos leitores conhecem as obras pelos destaques, e percebo que aquilo ali não é feito corretamente como deveria.

Alguns livros da autora no wattpad:



Denise Barbosa


Nome e usuário do wattpad:
Denise Barbosa

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?
Sabe que nem me lembro como foi? Acho que vasculhando o Google! (risos)

Quantas obras possui no app?
Na verdade, tive uma, Balada 80, que será lançado em versão impressa na Bienal de São Paulo.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?
A plataforma, na verdade, é uma ótima vitrine onde todos estão conhecendo e avaliando a sua obra. É um termômetro fantástico onde o escritor encontra inúmeros feedbacks valiosos.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?
A Young Editorial conheceu Balada 80 e se interessou. Gostei muito da proposta da editora e fechei contrato. Não estou me lembrando agora do nome de autores que sairam do Wattpad para as livrarias. Mas sei que aconteceu com alguns.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência?
Comigo, diretamente, não houve ponto negativo. Foi muito gratificante ouvir o leitor e saber o que ele estava achando da obra.
Devido ao lançamento do livro impresso, a obra não está mais no wattpad. Clique na imagem acima e visite o site da Young Editorial para mais informações sobre.


 Gostaria de agradecer a todas as autoras entrevistadas e aqueles(as) que se disponibilizaram para o mesmo, mas não foi possível encaixar todo mundo no post. Um segundo já está sendo programado. 

Eu adorei a experiência de entrevistar pessoas que passaram/passam pelo mesmo processo que eu. É gratificante e muito animador ver que uma geração inteira de novos autores está sendo construída em cima de algo acessível, dando à todos a oportunidade de seguir um sonho, antes tão distante. 

Aos leitores de plantão, peço que deem uma chance a cada novo autor saído do wattpad. Estão todos aí para serem lidos, e merecem! 








5 Comentários

  1. Oi Renata!
    Adorei o post!!! Eu já postei alguns contos curtos no Wattpad, mas ainda não tive coragem de me arriscar a escrever um livro inteiro...
    Adoro ler lá e conhecer novos autores. Essas escritoras eu ainda não conhecia, mas já vou adicionar.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Ei, Renata! Gostei muito do post! Faz um tempinho que acompanho obras no Wattpad e adoro a plataforma! Realmente temos ótimos escritores por lá, que merecem ser reconhecidos.
    Beijos :)

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post e, principalmente mais livros para a minha biblioteca!

    ResponderExcluir