Oi, gente!

Já ouviram falar no filme da Disney que traz os animais vivendo num mundo com redes sociais, bebidas, festas, O Poderoso Chefão e muito mais? Estou falando de Zootopia, a melhor animação que vi este ano, até agora.
É fácil apontar as minorias. Em todo grupo, em toda sociedade, existe uma. E não é algo que só vê quem quer: está escancarado. Para nós, humanos, saber diferenciar as minorias é algo que cresce conosco. Nada novo por aqui. Mas, e se tudo isso também existisse no mundo animal? E no mundo animal de uma animação, feita previamente para entreter e agradar crianças - aqueles que ainda não entendem 100% importância que as diferenças de gênero têm na sociedade? Pois é! Se prepare para levar uma grande lição sobre feminismo, minorias, inclusão social e até mesmo política COM UMA ANIMAÇÃO.
Judy é uma coelhinha arisca, inteligente e sonhadora que, numa peça infantil, com sete anos de idade, revela o desejo de ser uma policial quando crescer. Seus pais, aterrorizados com a determinação de Judy, tentam fazê-la desistir dessa ideia tola e continuar com os negócios da família na fazenda. Mas Judy quer mais. Ela não desiste fácil e em seu futuro só enxerga uma coisa: Zootopia. A cidade grande, onde tudo acontece e onde você pode ser o que você quiser. 
A cidade é totalmente inclusiva e abriga todos os tipos de animais. Leões trabalham na mesma estação que búfalos, onças, tigres, etc. Camundongos têm suas próprias casas em tamanho adequado e uma vila só para eles. É geral: todo mundo pode viver em harmonia habitando Zootopia. E Judy consegue realizar seu grande sonho: ser o primeiro coelho a servir a Polícia! Em Zootopia!
A coelhinha deixa a cidade pequena e embarca numa viagem excitante, cheia de adrenalina, onde irá viver tudo aquilo que sempre quis. Mas nada é como ela espera. Sendo de uma espécie "inferior e indefesa", Judy não consegue grandes coisas em seu primeiro dia. Ela é logo mandada para as ruas para servir de guarda de trânsito - nada menos degradante para alguém que sabe ser capaz de muito mais. 
Nos termos do filme, Judy é uma coelha, a primeira a chegar na polícia, onde apenas os grandes permanecem. Ela enfrenta dificuldades em se afirmar como alguém capaz, é subestimada e colocada para baixo a cada hora. Para ser alguém dentro da polícia, precisa enfrentar um desafio e desvendar o mistério que está rondando a cidade: encontrar os animais selvagens desaparecidos de Zootopia, o que ninguém foi capaz de entender até hoje. 
Judy é uma coelha. Fêmea. Pequena. Indefesa. Todos a julgam como não sendo capaz de exercer uma profissão dominada por machos. Ninguém a leva a sério. Ao decorrer do filme, várias vezes Judy é chamada de "fofinha", etc., o que a deixa nervosa. Ela só quer ser tratada como uma igual! Tão boa quanto os outros, porque ela sabe que é. No filme inteiro acompanhamos a luta de Judy, passando por maus bocados e situações perigosas, tudo para afirmar o que vem dizendo desde o começo: EU POSSO. Com a ajuda de Nick, uma raposa esperta - as raposas são tidas como trapaceiras e desleais, outro estereótipo a ser quebrado - Judy consegue provar a todos que as minorias não são mais fracas, elas têm poder. E os menores não são inferiores. É uma quebra de padrão atrás da outra, algo que me surpreendeu quando passei a olhar o filme com os olhos mais atentos. 
Achei importantíssimo uma personagem feminina dentro de uma classe machista, mesmo que Zootopia clame por igualdade. Ainda não é 100% a realidade da cidade, e você consegue pensar em algum exemplo no "nosso mundo" que se encaixe perfeitamente nesses termos? Eu sim!
Deixando toda a mensagem empoderadora de lado (só um pouquinho), Zootopia não é um filme "chato" por tratar de tantos assuntos delicados. É sutil, é uma animação. É engraçado até passar do ponto, as referências de marcas, aplicativos e comportamento da atualiadade passadas para o mundo animal são imperdíveis. Vale a pena a hora e meia em frente a TV. Zootopia é, como eu disse no começo, a melhor animação que vi no ano - até agora.

É isso, gente! Não percam tempo e assistam. Vale super a pena!

3 Comentários

  1. Oie!
    Eu assisti Zootopia quando ainda estava no cinema e dei muitas gargalhadas. É um filme muito divertido e que tem uma mensagem linda de igualdade, além de agradar crianças e adultos. Adorei!

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, Re!

    Zootopia é uma das melhores animações que assisti esse ano também! Fico feliz por não ter sido a única a enxergar todo esse empoderamento tão presente na animação. Acho tão lindo que algumas crianças poderão se sentirem representadas pela Judy, como eu me senti <3

    Beijo!

    apenasumaleitura.blogspot.com.br | gotitmaju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rich Moore já é um dos meus diretores favoritos de filmes de animação , não sabia que Ralph irá Demoledor 2 e também fez Zootopia. Em Zootopia ele pensou em tudo: Sahara Square, Tundratown, etc. Ela teve o cuidado de todos os detalhes da produção do filme. Disney é tão bem sucedida, entre outras coisas, a sua atenção aos detalhes. Eles vão passar Zootopia na TV, caso não tenham visto ou não sabe o trabalho de Moore. É realmente divertido, mas é bem feito e vai ocupar o seu tempo também.

    ResponderExcluir