Oi, gente!


Hoje tem resenha
E resenha de um livro que eu adoro: Como Ser Uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo. Para começar… acho obrigatório dizer que “Como Ser Uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo” não é um livro para ser levado a sério. Não é um guia definitivo, não é uma regra. É um livro descontraído sobre os mitos e as verdades sobre a mulher Parisiense, que sempre é o centro de atenções por onde passa. É um livro para ser lido por quem admira o estilo e a vida dessas mulheres.


O que torna a mulher francesa tão única e irresistível? A pergunta, que já foi feita milhares de vezes, agora é respondida de forma definitiva por quatro parisienses tão autênticas e charmosas quanto diferentes entre si. Em uma abordagem nova e divertida sobre o que é realmente ser uma parisiense hoje em dia - como elas se vestem, se divertem e se comportam -, a embaixadora da Chanel e musa da Lancôme Caroline de Maigret, a escritora Anne Berest, a produtora Sophie Mas e a jornalista Audrey Diwan são surpreendentemente francas e sem rodeios.
Falando sobre filhos, relacionamentos, trabalho, estilo, cultura e muito mais, revelam seus segredos e defeitos, fazem piada dos próprios sentimentos e comportamentos complicados, e até admitem ser esnobes, um pouquinho egocêntricas e imprevisíveis. Mandonas e cheias de opiniões, sim, mas também meigas e românticas. Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo é um livro divertido e inspirador que desvenda o jeito de ser das francesas, mostrando o que elas pensam sobre estilo, cultura, comportamento e homens. Com dicas nem sempre politicamente corretas, é claro...


Como Ser Uma Parisiense… é uma delícia. É um livro leve, cheio de imagens e linhas com espaçamento gigantesco, algumas listas e definições sobre o estilo, a maternidade, o corpo e os truques na vida da parisiense.
Não temos um estilo de leitura com esse livro. Dá para ser lido em qualquer lugar e, em qualquer página aberta a leitura pode ser iniciada. São pequenas crônicas misturadas com listas de itens, ou “regras” do estereótipo parisiense que nos faz querer conhecer “uma dessas". 
O livro nos dá muitas dicas de estilo, mostrando que as parisienses sempre estão com a cabeça na moda, sendo Paris uma das cidades mais amadas pelas "It Girls". Um dos textos que mais gostei fala sobre a parisiense pelo olhar de um parisiense, a pessoa que convive diariamente com ela. Um trecho:

A Parisiense está sempre atrasada. Ela tem coisas importantes para fazer, ao contrário de você. Ela nunca se maquia para um encontro romântico. Claro. Ela é naturalmente linda. Não precisa disso. Por outro lado, é capaz de passar batom antes de ir à padaria no domingo: e se ela cruzar com um conhecido?
O livro foi escrito por quatro amigas Parisienses, o que dá um ar bem diferente a cada texto. Também conta com algumas lições, como "como arrumar a mesa ao estilo glamouroso das parisienses", "como ter uma peça coringa" ou até mesmo algumas receitinhas francesas deliciosas (e preguiçosas).
Definitivamente, Como Ser Uma Parisiense... é um livro obrigatório para os apaixonados pela cidade luz e o charme que ela transmite até em suas mulheres. Não é nada que mudará a vida de quem lê, mas é algo que deixa uma lembrança. A gente vai olhar para uma mulher em Paris, agora, e lembrar: "nossa, eu li sobre isso naquele livro...!", porque, mesmo no tom de brincadeira (como deve ser livro e aproveitado), algumas verdades estão lá. 
O livro é diagramado de forma elegante, com as páginas brancas e recheadas de imagens lindas. As margens e espaçamento variam muito, mas no geral são grandes, o que dá a vantagem de avançar a leitura em uma horinha ou duas. 

Bem, gente, é isso. O livro é curtinho, então não dá para falar demais. Mas, se você quer saber sobre moda, comportamento, tabus, sexo e muito, muito mais sobre as parisienses... vai com tudo! Não dá para se arrepender. 


Nota: 4/5
Autoras: CAROLINE DE MAIGRET, ANNE BEREST, SOPHIE MAS E AUDREY DIWAN
Ano: 2015
Editora: Objetiva

Um Comentário

  1. Olá, Re!

    Sempre que vejo esse livro em algum lugar, lembro de você <3 Adorei a sua resenha e a forma como foi sincera quanto ao conteúdo do livro. Esse é um livro que tenho vontade de ler, mas não tanta pressa. Talvez eu dê uma chance mais no futuro. Adorei o look nas fotografias <3

    Beijo!

    apenasumaleitura.blogspot.com.br | gotitmaju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir